
Isso ocorre porque nossos organismos são diferentes, temos enzimas digestivas diferentes e nosso trato intestinal também funciona de forma diferente. Ou seja, não divida seu lanche ou sua refeição com seu cão, pois você pode provocar desde uma simples diarréia até a morte do seu melhor amigo. Veja alguns exemplos:
Chocolate: delicioso não? Pois nem pense em dar um pedacinho para ele, a cafeína e a teobromina podem ser letais. Sintomas como vomito, aumento da frequência respiratória, dores abdominais, convulsões que podem levar a morte.
Cebola: contém componentes que causam danos oxidativos nos glóbulos vermelhos, anemia e danos nos rins. Sinais de que ele possa ter comido são fraqueza, dor de estomâgo e sangue na urina.
Uvas: Qualquer produto derivado de uva, até mesmo sucos, são prejudiciais e podem causar insuficiência renal em cães e gatos, insuficiência cardiáca e hepática, vômito que pode começar de 4 a 6h após a ingestão.
Macadâmia: devido à presença de uma toxina, 5 unidades ou até menos já pode provocar uma intoxicação. Os sintomas aparecem logo após a ingestão e desaparecem de 12h a 24h após, sem tratamento específico. O primeiro sintoma é a fraqueza nos membros posteriores, depois pode surgir diarreia e vômitos, sendo muitas vezes necessário hidratar
Café: A cafeína estimula o sistema nervoso central, acelerando os batimentos, causando desde vômitos até a morte.
Abacate: contém uma substância chamada Persin, inofensiva para os humanos, tóxica para os cães, com uma pequena quantidade já podem ocorrer vômitos e diarréia. Tal substância está concentrada na casca e no caroço da fruta.
Leite e derivados: aquele vejo costume de dar leite para cães deve ser evitado, são fortes alergênicos.
Enfim, importante ressaltar que não existem níveis seguros para consumo desses alimentos citados acima e que a resposta do organismo deles é muito individual, muitas vezes sem relação com o peso e idade. Exemplo: um golden de 35kg pode ingerir 20g de chocolate e convulsionar, e um shitzu de 4kg pode ingerir a mesma quantidade e ter apenas uma diarréia.