top of page

Alimentos tóxicos para os cães


Você sabia que muitos alimentos inofensivos para nós são extremamente tóxicos para os cães?

Isso ocorre porque nossos organismos são diferentes, temos enzimas digestivas diferentes e nosso trato intestinal também funciona de forma diferente. Ou seja, não divida seu lanche ou sua refeição com seu cão, pois você pode provocar desde uma simples diarréia até a morte do seu melhor amigo. Veja alguns exemplos:

Chocolate: delicioso não? Pois nem pense em dar um pedacinho para ele, a cafeína e a teobromina podem ser letais. Sintomas como vomito, aumento da frequência respiratória, dores abdominais, convulsões que podem levar a morte.

Cebola: contém componentes que causam danos oxidativos nos glóbulos vermelhos, anemia e danos nos rins. Sinais de que ele possa ter comido são fraqueza, dor de estomâgo e sangue na urina.

Uvas: Qualquer produto derivado de uva, até mesmo sucos, são prejudiciais e podem causar insuficiência renal em cães e gatos, insuficiência cardiáca e hepática, vômito que pode começar de 4 a 6h após a ingestão.

Macadâmia: devido à presença de uma toxina, 5 unidades ou até menos já pode provocar uma intoxicação. Os sintomas aparecem logo após a ingestão e desaparecem de 12h a 24h após, sem tratamento específico. O primeiro sintoma é a fraqueza nos membros posteriores, depois pode surgir diarreia e vômitos, sendo muitas vezes necessário hidratar

Café: A cafeína estimula o sistema nervoso central, acelerando os batimentos, causando desde vômitos até a morte.

Abacate: contém uma substância chamada Persin, inofensiva para os humanos, tóxica para os cães, com uma pequena quantidade já podem ocorrer vômitos e diarréia. Tal substância está concentrada na casca e no caroço da fruta.

Leite e derivados: aquele vejo costume de dar leite para cães deve ser evitado,  são fortes alergênicos.

Enfim, importante ressaltar que não existem níveis seguros para consumo desses alimentos citados acima e que a resposta do organismo deles é muito individual, muitas vezes sem relação com o peso e idade. Exemplo: um golden de 35kg pode ingerir 20g de chocolate e convulsionar, e um shitzu de 4kg pode ingerir a mesma quantidade e ter apenas uma diarréia.

bottom of page