Cachorro pode andar no banco da frente ou porta-malas do carro?

Algo recorrente e que gera dúvida em alguns tutores é se cachorro pode andar no banco da frente ou no porta-malas do carro. Apesar dos pets poderem andar de carro, existem normas para que isso aconteça com segurança. Portanto, não é porque seu peludo pode viajar no veículo que ele pode ir em qualquer lugar.


Existem muitos mitos em torno de como cachorro pode viajar de carro e, infelizmente, alguns colocam em risco a segurança do pet e dos passageiros. Uma cena muito corriqueira no trânsito são cães viajando soltos no carro, com cabeça pra fora do veículo ou até no colo do condutor, mas você sabia que isso é errado e pode até render uma multa? Vem que vamos te contar mais!


Cachorro pode andar no banco da frente?

Cachorro não pode ser transportado no banco da frente. O modo correto é preso no cinto de segurança ou na caixa de transporte no banco de trás, que é o local do carro que menos sofre impactos em caso de acidentes. Um dos principais perigos ao levar cachorro no banco da frente do carro é por conta do airbag, que pode machucar – e muito – o pet caso seja acionado.


O art. 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) deixa bem claro que é proibido transportar pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas, ou seja, o condutor deve ocupar aquele espaço sozinho e com foco na direção.


Como levar cachorro no carro?

Sabendo que não se deve levar cachorro no banco da frente, confira como você pode transportar o pet no banco de trás:

  • Preso dentro do assento de cachorro para carro.

  • Com um peitoral preso a uma guia especial que se encaixa no fecho do cinto (cinto de segurança próprio para pets);

  • Dentro da caixa de transporte que deve estar presa ao cinto de segurança.

Cachorro pode ser transportado no porta malas?

Ainda segundo o CTB, não é permitido levar cães no porta-malas de carros de modelo sedã (peruas e picapes adaptadas (fechadas) podem levar o pet, mas isso não é recomendado se eles forem soltos e fora da caixa). Além do porta-malas ser o local menos arejado, seu peludo pode ser atingido caso o veículo sofra uma batida na traseira.

Posts Relacionados

Ver tudo