Por que cachorro come grama? Entenda!

Que atire a primeira pedra quem nunca viu um cachorro comendo grama no jardim alheio. É aí que muita gente coça a cabeça e se pergunta: por que cachorro come grama? Será que isso é um comportamento normal ou nunca devemos deixá-los fazer uma boquinha no quintal do vizinho?

A princípio, é sempre bom destacar: os cães têm hábitos muito diferentes dos nossos. Por isso, é normal acharmos estranho ao ver o próprio cachorro comendo mato. Mas procurar uma informação concreta sobre alguns comportamentos é fundamental para evitar problemas no futuro.



Por que cachorro come grama?

Afinal, por que cachorro come grama? A princípio, não há uma resposta única para esse comportamento. Alguns estudos indicam que o hábito canino de comer grama é algo genético, mas também é possível que isso seja um sinal de algum tipo de desconforto intestinal ou deficiência nutricional.

Dessa forma, podemos dizer que nem sempre um cachorro comendo mato deve ser motivo de preocupação, já que alguns até mesmo podem simplesmente só apreciar o gostinho das plantas. Por isso, é fundamental investigar os motivos e saber quando devemos intervir.

A seguir, veja alguns motivos que podem explicar um cachorro comendo mato:

  • Apreciação do sabor

  • Fome

  • Dieta deficitária

  • Ansiedade

  • Desconfortos intestinais, como gastrite, intestino preso, entre outros.

  • Instinto de caça

  • Desidratação

  • Cólicas


Cachorro comendo grama: quando devo me preocupar?

Basicamente, você deve desconfiar de um cachorro comendo grama quando isso se torna um hábito recorrente. Ou seja, se você perceber que o seu pet está frequentemente comendo as graminhas do seu jardim (algo que ele nunca fazia antes), desconfie!

Mas, além disso, pode ser um sinal de problema de saúde quando o cachorro come grama e, posteriormente, apresenta:

  • Apatia

  • Falta de apetite

  • Diarreia

  • Vômitos

Ponto importante: esses são alguns dos sinais mais comuns. Mas se perceber seu cachorro comendo grama com frequência e apresentando comportamentos incomuns, procure a ajuda de um médico veterinário!


Cachorro comendo grama: faz mal?

Se o seu cachorro come grama, mas tem uma dieta equilibrada e, aparentemente não está com nenhum problema de saúde, não tem problema deixá-lo à vontade se deliciando com uma bela “salada”. As graminhas são excelentes fontes de fibras que ajudam no funcionamento do intestino canino.

A única questão que devemos ficar de olho é em relação ao tipo de grama que o cachorro pode comer. Isso porque nem todas são comestíveis pelos cachorros, pois muitas delas são tóxicas e podem causar sérios problemas de saúde, como irritações no estômago e até intoxicações.

Portanto, se o seu pet adora comer uma graminha, aí vai uma dica: você pode comprar uma grama específica para cães. Ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico, desintoxica o fígado e o sistema digestivo e é 100% natural.

Essa é uma maneira de garantir que o seu pet esteja 100% protegido!


Posts Relacionados

Ver tudo