Vídeo para gatos: conheça os benefícios!

Apesar de serem grandes companheiros domésticos, nossos felinos têm uma longa história na natureza. Por isso, enriquecimentos ambientais são essenciais para mantê-los felizes e saudáveis em casa. Uma das formas mais práticas de oferecer esses estímulos é por meio de vídeo para gatos.


Hoje em dia, existem vários tipos de vídeo para gatos disponíveis para os bichanos se divertirem e passarem horas maratonando. Conheça alguns benefícios dessa prática e saiba como encontrar o vídeo ideal para seu peludo a seguir!



Os felinos gostam de telas?

Se você tem um bichano em casa, já deve ter percebido que ele pode ficar um pouco fascinado por telas, seja da TV, do celular ou do computador. Mesmo sem verem um vídeo para entreter gatos, muitas vezes, esses bichinhos ficam horas apenas caçando o cursor em frente ao notebook.

Isso porque a visão dos felinos é feita para capturar movimento, e eles enxergam “mais rápido” que humanos. Então, essa pequena setinha, que fica indo de lá para cá no notebook, chamará a atenção do bichano.


Lembra quando você filmava TVs de tubo, e elas ficavam “piscando” na gravação? Gatos enxergavam mais ou menos assim também. Não se sabe exatamente como eles as viam, mas essas mudanças na tela, imperceptíveis para o olho humano, eram captadas pela visão dos felinos.

Hoje em dia, esse já não é mais um problema tão comum, visto que as tecnologias de transmissão de imagem melhoraram bastante. Por isso, os movimentos nas telas ficaram ainda mais claros e interessantes para os felinos!


Como os vídeos estimulam os bichanos

O enriquecimento ambiental para os felinos pode vir de várias formas e com objetivos distintos. Os vídeos possuem essas mesmas variedades, podendo desde instigar até acalmar o pet.

Por isso, eles são ótimas opções para os tutores que procuram novas formas de manter o gato entretido por algumas horas. Um vídeo para distrair gatos pode ser bastante útil e ajudar na manutenção do bem-estar dos amigos de quatro patas.


Brincadeiras

Uma das modalidades mais populares é a de vídeo para gato brincar. Normalmente, a tela mostra alguma coisa pequena se movimentando. Os bichanos amam exercitar o lado caçador e tentar alcançar o que quer que esteja passando.


Natureza

Outra categoria de vídeo para gato ver é aquela que apresenta a natureza. Seja um passarinho na árvore ou um esquilo passeando na grama, os felinos amam ter esse contato diferenciado com o meio ambiente.


Alguns deles podem tentar caçar o que está na tela, assim como nos vídeos de brincadeiras. No entanto, outros felinos ficam só observando, o que rende fotos muito fofas e bastante tempo de distração!


Músicas

Sabia que gatos também podem ouvir música? Essa é a ferramenta principal de um vídeo para acalmar gatos. Com o tom e o ritmo certos, os felinos podem usufruir das doces melodias para acalmar a ansiedade ou dormir.


Nesse sentido, é importante que essa prática seja usada só de vez em quando. Se o seu bichinho apresentar problemas constantes para se acalmar, uma visita ao médico-veterinário é essencial para garantir a saúde do pet.


Cuidado com o seu pequeno caçador

Apesar de ser muito fofo ver os felinos interagindo com nossos aparelhos eletrônicos, é importante que eles não fiquem o dia inteiro nas telinhas assistindo a um vídeo para gatos. Assim como ocorre conosco, essa prática pode ser prejudicial para os pets, já que não substitui outros enriquecimentos ambientais e estímulos positivos.


Se o gatinho ficar assistindo a vídeos de brincadeiras por muito tempo, ele pode se frustrar por não conseguir realmente caçar o que está na tela. Aí está outro ponto de atenção: o pet pode tentar atacar o aparelho eletrônico. Então, fique por perto e tenha certeza de que o peludo está em segurança.


Também não deixe de brincar de verdade com o seu felino, usando brinquedos e artigos que o divirtam. Alguns exemplos são varetinhas ou produtos com catnip. Além disso, é muito importante disponibilizar plataformas para seu gato passear e pular livremente.


Dessa mesma maneira, não conte apenas com os vídeos para relaxar ou acalmar o seu bigodudo. Assim como mencionamos anteriormente, se o pet possui muitos sinais de stress ou ansiedade, procure um médico-veterinário para examinar seu amiguinho.


Lembre-se de que os sentidos dos gatos são muito aguçados. Então, deixe o brilho e o volume do aparelho em nível baixo. Assim, ele poderá curtir a variedade de vídeos disponíveis com segurança e bem-estar!


Gostou de saber sobre os tipos de vídeo para gatos? Aqui, no blog da Papapets, as dicas para assegurar o bem-estar e a saúde do seu pet não param.

Posts Relacionados

Ver tudo