top of page

Metas para viver com o seu cão em 2023

Tirar um tempinho para escrever as metas de Ano Novo é sempre uma mistura de sentimentos bons, a começar pela clara vontade em realizar sonhos e aperfeiçoar conhecimentos durante os dias que virão.

O hábito me acompanha desde a adolescência, mas, desta vez, resolvi acrescentar uma nova categoria: metas para viver com o seu cão em 2023. Prepara o bloco de notas!




1- Procure deixar a culpa um pouco de lado

Em um Mundo onde boa parte das pessoas compartilha experiências nas redes sociais, é natural olharmos para a vida do cão alheio com certo filtro de deslumbre e miopia. Os passeios demorados, a praia badalada, a trilha com natureza exuberante, os melhores brinquedos, a melhor alimentação, a melhor guia, os vídeos mais engraçados, os treinos que são executados com maestria, o feed mais que perfeito…

Todas essas coisas podem, sim, ser muito legais, mas somadas a elas nasce uma plantinha que se desenvolve muito, muito fácil: a culpa.

Culpa da hora em que acorda a hora em que vai dormir, por coisas que, na grande maioria das vezes, fogem totalmente ao nosso controle. Então, aqui, é bom lembrar a máxima “cada tutor é um tutor e cada cão é um cão“, sem qualquer necessidade de comparações.

2 – Não é sobre brinquedos, mas sobre brincar

O melhor brinquedo que o seu cão pode ter é o seu tempo para brincar com ele. É sabido que os brinquedos são sensacionais, divertidos e proporcionam enriquecimento ambiental, cognitivo, motor, social e sensorial, mas, sozinhos, eles são apenas brinquedos.

No ano que está por vir, procure oferecer sua presença nos momentos mais despretensiosos possíveis. É isso que fica na memória – dele e sua.

3 – Leia, leia muito, leia tudo o que puder

A internet está aí para nos apresentar aos mais variados tipos de conteúdo. Dessa forma, sempre que possível, procure informações sobre o seu animal de estimação, desde as necessidades básicas da espécie a orientações de médicos-veterinários e/ou profissionais do comportamento sobre características da raça, doenças mais comuns, treinos mais importantes e reforço positivo. Sem dúvidas, uma meta que alavanca muitas outras e vai trazer resultados impressionantes.

4 – Dê ao seu cão um ano de cão

Em meio às metas humanas de “melhorar a alimentação”, “fazer mais exercícios físicos”, “aperfeiçoar um hobby” etc, que tal também permitir ao seu cão um novo ano de cão?

Deixá-lo correr, farejar, rolar na grama, na lama, tomar banho de mar e até mesmo levá-lo a lugares pet friendly para passar mais tempo com você não seria uma má ideia, né?

Aliás, essa é uma meta que deveria ser para vida inteira!

5 – Onde quer que vá, ame como um cachorro

Precisa mesmo de explicação?

Feliz Ano Novo! 🍾

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page