top of page

Você sabe qual a quantidade de água ideal para o seu gato?


Com o aumento das temperaturas é comum questionar se a quantidade de água que o seu gato ingere por dia é a ideal. Neste post vamos falar um pouco mais sobre isso.


A ingestão hídrica para os felinos é de extrema importância para manutenção de suas funções orgânicas e fisiológicas, sendo sua necessidade de ingestão diferente dos cães. Essa diferença ocorre por causa de uma adaptação a ambientes extremos de seus ancestrais, ocasionando menor sensibilidade ao estímulo da sede e maior sobrevivência com menos quantidade de água. Os gatos compensam a menor ingestão de água produzindo uma urina altamente concentrada e essa alta capacidade de concentração associada à baixa ingestão de água, resulta em uma urina muito saturada, aumentando o risco de cálculos urinários.

A ingestão de água diária recomendada para os gatos é de 50 ml de água/Kg de peso corpóreo, o que seria de 200-250 ml/dia para um gato entre 4-5 kg.


Dicas para aumentar a ingestão de água do seu felino:

- Espalhar diversas vasilhas de água pela casa e manter longe das vasilhas de comida e lixo;

- Oferecer ração úmida (sachê, lata ou alimentação natural), esse tipo de alimentação contém cerca de 60-87% de água em sua composição;

- Utilizar fontes de água corrente com filtro, caso o seu gato seja habituado a beber em água corrente;

- Colocar pedrinhas de gelo na água, além de chamar a atenção do seu gato deixará a água mais fresquinha

- Trocar a água diariamente, para que fique sempre atrativa.


Esperamos ter contribuidor para a saúde do seu pet.

Se quiser saber mais, fique ligado nos próximos posts!

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page